Francy Pereira e Breno Mesquita propõem projetos sobre Outubro Rosa e Dia Municipal do ACS e ACE

Na sessão ordinária da última quarta-feira (25), dois projetos de lei sobre datas importantes foram apresentados em plenário, na Câmara de Ananindeua. O projeto nº 46/2017, de autoria de Breno Mesquita (PV), pretende incluir, no calendário oficial do município, o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE). Já Francy Pereira (PSDB) propõe, com o projeto 47/2017, a instituição do mês do Outubro Rosa em Ananindeua, dedicado a campanhas de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

De acordo com Breno Mesquita, os ACS e ACE são profissionais de extrema relevância em todo o país, por atuar na promoção de saúde e prevenção de doenças. “São eles que estão em contato direto com a comunidade e tem um papel muito importante no acolhimento da população. Nada mais justo que seja criado um dia especial para eles no nosso município”, justifica. A data a ser comemorada será 4 de outubro.

O projeto de Francy Pereira prevê que, no mês de outubro de cada ano, as campanhas preventivas sejam realizadas em escolas, unidades de saúde e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As ações deverão envolver “esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas, visando o incentivo à realização de exames para prevenção do câncer de mama e do colo do útero, assim como outras doenças que acometem a população feminina”, explica a parlamentar. Também é prevista a iluminação de prédios públicos com a cor rosa.

Os dois projetos, após apresentados em plenário, foram encaminhados para avaliação da Comissão de Constituição e Justiça e demais comissões pertinentes.

Auch habe ich viel bung im verfassen ghostwriter masterarbeit von texten, da ich in meinen studienfchern germanistik und niederlandistik oft hausarbeiten schreibe und zudem viel recherchieren muss

Data da Matéria: 11/06/2018 11:14