Francy Pereira e Breno Mesquita propõem projetos sobre Outubro Rosa e Dia Municipal do ACS e ACE

Na sessão ordinária da última quarta-feira (25), dois projetos de lei sobre datas importantes foram apresentados em plenário, na Câmara de Ananindeua. O projeto nº 46/2017, de autoria de Breno Mesquita (PV), pretende incluir, no calendário oficial do município, o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE). Já Francy Pereira (PSDB) propõe, com o projeto 47/2017, a instituição do mês do Outubro Rosa em Ananindeua, dedicado a campanhas de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

De acordo com Breno Mesquita, os ACS e ACE são profissionais de extrema relevância em todo o país, por atuar na promoção de saúde e prevenção de doenças. “São eles que estão em contato direto com a comunidade e tem um papel muito importante no acolhimento da população. Nada mais justo que seja criado um dia especial para eles no nosso município”, justifica. A data a ser comemorada será 4 de outubro.

O projeto de Francy Pereira prevê que, no mês de outubro de cada ano, as campanhas preventivas sejam realizadas em escolas, unidades de saúde e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As ações deverão envolver “esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas, visando o incentivo à realização de exames para prevenção do câncer de mama e do colo do útero, assim como outras doenças que acometem a população feminina”, explica a parlamentar. Também é prevista a iluminação de prédios públicos com a cor rosa.

Os dois projetos, após apresentados em plenário, foram encaminhados para avaliação da Comissão de Constituição e Justiça e demais comissões pertinentes.

Data da Matéria: 29/10/2017 15:51