Francy Pereira sugere a criação do Bairro do PAAR e do Festival do Açaí no município

Dois projetos de lei da vereadora Francy Pereira (PSDB) foram apresentados na última sessão ordinária da Câmara, nessa quarta-feira (20). O projeto nº 39/2017 pretende instituir o Festival do Açaí no município, como forma de fomentar o turismo, a economia e a cultura do fruto na cidade. Já o projeto nº 40/2017 propõe a criação do bairro do PAAR, que hoje ainda é um conjunto.

De acordo com o projeto sobre o Festival do Açaí, o evento deverá acontecer anualmente no município, com duração de quatro dias, no período noturno, em local a ser definido. A ideia é valorizar todos os aproveitamentos possíveis do açaizeiro, com stands para exposição e comercialização de vários tipos de produtos, de diversos segmentos ligados à cultura, produção rural, industrial, artesanal e gastronômica ligada ao açaí. “Com o festival, espera-se aumentar a produção e renda das famílias extrativistas que vivem da coleta e comercialização do açaí, bem como fortalecer o setor de turismo, artesanato, hotelaria e serviços, garantindo a atração de novos negócios, gerando empregos e permitindo a inclusão social”, justificou a vereadora no texto da proposta.

No projeto que dispõe sobre a criação do bairro do PAAR, a parlamentar especifica que deverão compor o novo bairro os loteamentos Nova Jerusalém, Cristo Redentor, Santa Paula, Carlos Américo, Nova Aliança e Jardins das Flores. “Em reunião com os moradores, foi discutido que o maior sonho deles é tornar-se um bairro, para que tenham maior autonomia na busca de recursos. Essa é uma reivindicação antiga dos habitantes do atual Conjunto PAAR, que já existe há 26 anos e possui hoje cerca de 58 mil habitantes”, explicou Francy Pereira no projeto. Os dois textos da parlamentar foram encaminhados para análise das comissões pertinentes.

Data da Matéria: 26/07/2018 00:26