Câmara Municipal de Ananindeua
A história do Poder Legislativo Municipal, como o conhecemos hoje, passa pela estrada de ferro Belém- Bragança e, também, pela estação ferroviária fincada do outro lado da rua, a poucos metros da atual Estrada do Maguari. Isso em meados do ano de 1948.
Antes desse ano, no entanto, a história não nos dá informações precisas sobre os acontecimentos políticos no distrito até então subordinado ao município de Santa Izabel, mas recuperadas graças a um obstinado e apaixonado munícipe, o jornalista e historiador Jorge Granhen. Segundo o jornalista foi na administração de João Alves de Andrade, de 1948 a 1952, que Ananindeua instalou o Poder Legislativo.
Para o primeiro mandato legislativo, a população local, que se concentrava no entorno do que é hoje é o mercado municipal, em direção as vilas de Marituba e Benevides, elegeu José Salomão Sólon, Raimundo Dickson Ferreira, Raimundo Edwirgens Martins, Theodoro Machado Paiva e Juliano Silvestre de brito.
Coube a José Salomão Assumir a Presidência do Poder Legislativo.
A primeira Câmara Municipal de Ananindeua funcionava em uma das três salas do pequeno prédio da prefeitura, então localizada na movimentada esquina de muitas historias contada sobre os famosos trilhos perpendiculares à estrada do maguari, onde hoje se encontra uma passarela.
O acanhamento das instalações, porém, não impedia seus vereadores de atuarem com determinação pelos quatro cantos do município. Na administração do prefeito Walterno Cardoso Teixeira, de 1963 a 1967, foi reiniciada a obra do prédio que abrigava a nova Prefeitura e também a Câmara. No referido prédio, atualmente funciona o colégio Benedito Bezerra Falcão, bem no centro de Ananindeua. Com o rápido crescimento da população e o consequente aumento do número de representante no Legislativo Municipal, o prefeito Frederico Souza, no mandato de 1977 a 1983, determinou a construção de um prédio próprio, onde o Poder Legislativo funciona até hoje, na Rua: Zacarias de Assunção, 134, centro- Ananindeua. A quantidade de vereadores de cada cidade é estabelecida pela Lei Orgânica do município.
Nela, a Câmara Municipal estipula o número de vereadores que terá a cidade. Sempre, é claro, respeitando os limites impostos pela Constituição. No caso de Ananindeua, cidade com 471.980 habitantes (IBGE/2010), elegeu 19 vereadores.
Atualmente o número de legisladores passou para 25.
Função No Brasil, a câmara municipal, câmara de vereadores, ou câmara legislativa é o órgão legislativo da administração dos municípios, configurando-se como a assembleia de representantes dos cidadãos ali residentes. Apesar de ter as mesmas origens das câmaras portuguesas, atualmente possuem funções diferentes: a brasileira é um órgão legislativo e em Portugal possui atribuições de poder executivo. Como órgão legislativo municipal, a câmara municipal brasileira é equivalente à atual assembleia municipal portuguesa.
Fonte: Ananindeua-Por Lúcia Araújo
Rua Zacarias de Assunção, 134 - Centro