Histórico

Histórico

A Câmara Municipal de Ananindeua foi criada no ano de 1948, sob a gestão do prefeito João Alves de Andrade. A princípio, funcionava em uma das três salas do prédio da Prefeitura, que na época ficava próximo à Estrada do Maguari. Para o primeiro mandato, foram eleitos José Salomão Solon, Raimundo Dickson Ferreira, Raimundo Edwiges Martins, Theodoro Machado Paiva e Juliano Silvestre de Brito, sendo José Salomão o primeiro presidente do Legislativo Municipal.

Durante a gestão do prefeito Walterno Cardoso Teixeira, de 1963 a 1967, a sede da Prefeitura e também da Câmara mudou para o prédio que depois se tornou o colégio Benedito Bezerra Falcão. Somente durante o mandato de Frederico Souza, de 1977 a 1983, a Câmara passou a ter sede própria, onde funciona até hoje: no número 134 da Rua Zacarias de Assunção, no bairro Centro.

Com o tempo, o número de vereadores aumentou, de acordo com o crescimento populacional e definido pela Lei Orgânica do Município. De apenas cinco no primeiro mandato, atualmente são 25 vereadores que representam a população de Ananindeua, eleitos para a 18ª legislatura da casa (2017-2020).