Institucional

A Câmara Municipal de Ananindeua é o poder legislativo da segunda maior cidade do Pará. É o segundo maior Parlamento do estado e o órgão responsável por representar os cidadãos do município, por meio da atuação de 25 vereadores eleitos pelo voto direto e secreto, os quais têm as missões principais de criar ou alterar as leis municipais e de fiscalizar as ações e contas do poder executivo,  ou seja, da prefeitura.

Sediada no Palácio João Paulo II, no número 134 da Avenida Zacarias de Assunção, bairro Centro, a Câmara funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. As sessões ordinárias acontecem todas as quartas-feiras, às 16h30, podendo ser assistidas por todos os cidadãos, presencialmente ou ao vivo pela internet, na página da Câmara no Facebook. Em outros dias da semana, ocorrem as outras sessões,  como as solenes, especiais e audiências públicas.

Histórico – A Câmara Municipal de Ananindeua foi criada no ano de 1948, sob a gestão do prefeito João Alves de Andrade. A princípio, funcionava em uma das três salas do prédio da Prefeitura, que na época ficava próximo à Estrada do Maguari. Para o primeiro mandato, foram eleitos José Salomão Solon, Raimundo Dickson Ferreira, Raimundo Edwiges Martins, Theodoro Machado Paiva e Juliano Silvestre de Brito, sendo José Salomão o primeiro presidente do Legislativo Municipal.

Durante a gestão do prefeito Walterno Cardoso Teixeira, de 1963 a 1967, a sede da Prefeitura e também da Câmara mudou para o prédio que depois se tornou o colégio Benedito Bezerra Falcão. Somente durante o mandato de Frederico Souza, de 1977 a 1983, a Câmara passou a ter sede própria, onde funciona até hoje: no número 134 da Rua Zacarias de Assunção, no bairro Centro.

Com o tempo, o número de vereadores aumentou, de acordo com o crescimento populacional e definido pela Lei Orgânica do Município. De apenas cinco no primeiro mandato, atualmente são 25 vereadores que representam a população de Ananindeua, eleitos para a 18ª legislatura da casa (2017-2020).

 

Mesa Diretora – Atualmente, a Câmara Municipal de Ananindeua está na sua 18º legislatura, eleita para o periodo de 2017 a 2020. A Mesa Diretora está composta, para o biênio 2017-2018, pelo presidente Dr. Daniel Santos (PSDB), vice-presidente Louro Frango (PTdoB), 1º secretário Elias Barreto (DEM), 2º secretário Robson Barbosa (PDT), 3º secretário Marlon (PSDC) e 4º secretário Bitoti (PV).

A meta da atual gestão da Câmara é estabelecer maior proximidade com a população do município, com iniciativas como sessões itinerantes nos bairros e audiências públicas com participação popular. Também são objetivos da Mesa Diretora a modernização da casa e valorização de seus servidores.

Presidência – Dr. Daniel está em seu segundo mandato na Câmara de Ananindeua, reeleito com 12.675 votos. Foi o mais votado do município nas eleições de 2016 e o segundo mais votado em sua primeira candidatura, em 2012, com 4.445 votos.

Médico ginecologista e obstetra, se notabilizou pela atuação em saúde, com a promoção de ações junto às comunidades e presidindo a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Meio Ambiente do parlamento de Ananindeua. Teve aprovados dois projetos principais de sua autoria: a  definição de um novo piso salarial para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e a regulamentação do adicional de insalubridade para os funcionários efetivos da saúde no município.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*