Neto Vicente quer criação da Câmara Mirim no município

Câmara Mirim é uma iniciativa que existe em várias cidades do país, que permite a estudantes da educação básica ter contato com o funcionamento de um Parlamento municipal e entender o papel dos vereadores. A participação dos alunos inclui desde a eleição para compor a Câmara Mirim até a simulação das atividades legislativas, como proposição de leis, realização de sessões e votação das matérias.
Em Ananindeua, o vereador Neto Vicente (PDT) propôs, na sessão ordinária dessa quarta-feira (11), que seja criada no município uma Câmara Mirim, composta por estudantes da sétima e oitava séries das escolas públicas e particulares da cidade.
De acordo com o Projeto de Resolução nº 010/2017, a Câmara Mirim será formada por no mínimo quinze vereadores mirins, que serão escolhidos por meio de eleições nas suas escolas, visando o surgimento de lideranças. O mandato dos parlamentares mirins será de um ano letivo e as sessões acontecerão uma vez por mês, sempre uma hora antes das sessões ordinárias da Câmara de Ananindeua. A Câmara Mirim deverá encaminhar ao município propostas em temas como educação, saúde, assistência social e meio ambiente.
Para Neto Vicente, a Câmara Mirim é uma ação para combater o atual desinteresse da juventude pela vida política, que muitas vezes resulta em falta de expectativas, alheamento e vandalismo. “O projeto visa educar nossos jovens a participar mais destacadamente da realidade da sua comunidade, despertando o interesse pelas decisões que direta ou indiretamente os afetam e desenvolvendo uma consciência cívica voltada às necessidades públicas”, justifica, no projeto. “Os jovens de hoje serão os líderes de amanhã, aqueles que decidirão o futuro da nação, do estado, do município e da comunidade”.
Após apresentação em plenário, o projeto passa agora pela análise das comissões.

Data da Matéria: 12/10/2017 10:29