Ruy Begot sugere uso de lâmpadas LED na iluminação pública no município

Em sua primeira sessão ordinária de volta à Câmara após mais de um ano licenciado para assumir a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Seurb), Ruy Begot (PROS) apresentou ao plenário, na última quarta-feira (7), um requerimento solicitando a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED na iluminação pública de Ananindeua.
De acordo com o documento, as lâmpadas de LED são um grande avanço no iluminação pública mundial, por ter maior durabilidade. “A vida útil da lâmpada de LED é de aproximadamente 50.000 horas, enquanto a de uma fluorescente é de 8.000 horas”, explicou.
Para Begot, a iluminação pública é essencial para a qualidade de vida nos centros urbanos. “É um instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar do espaço público no período noturno. E melhorar a iluminação pode aumentar a percepção de segurança, como uma grande aliada da cidade na luta contra a violência”, acrescentou.
Durante a sessão, Begot sugeriu que a Prefeitura eleja um bairro para fazer um projeto piloto e avaliar a economia resultante. “Apesar das lâmpadas de LED serem mais caras, o custo-benefício se justifica. Que comecemos com um bairro piloto para avaliar a economia e futuramente todos os 27 bairros de Ananindeua possam contar com esse recurso”.
Elias Barreto (DEM) parabenizou Begot pela iniciativa. “A médio prazo, economia e qualidade da iluminação com essas lâmpadas serão fantásticos. Não dá para fazer de uma vez, mas pode-se fazer gradativamente. Isso vai evitar ficar nessas trocas constantes de lâmpadas, economizando tempo, dinheiro e mão-de-obra”, complementou. O requerimento foi aprovado pelo plenário e segue para o Executivo.

Data da Matéria: 12/03/2018 13:11