Vereador Breno Mesquita demanda realização de audiência pública sobre Uber em Ananindeua

Após protestos realizados por taxistas de Ananindeua contrários ao aplicativo de transporte privado urbano Uber, vereadores aprovaram, na sessão do dia 9 de agosto, a realização de uma audiência pública sobre o tema, requerida por Breno Mesquita (PV).
De acordo com o requerimento do parlamentar, a ideia é discutir os problemas causados pela falta de regulamentação do serviço, bem como os benefícios trazidos por esse tipo de transporte. “A sessão pretende debater com todos os envolvidos: motoristas do Uber, taxistas, usuários do serviço, autoridades e toda a comunidade do município, para expressar suas opiniões e chegar a um consenso, sem que nenhuma das categorias se sinta lesada. Nosso dever, como parlamentares, é criar normas, fiscalizar e procurar mecanismos para dar respostas aos anseios da população”, argumentou, no documento. Durante a sessão, Breno complementou: “Precisamos envolver Ananindeua nessa questão, pois o serviço já está funcionando aqui. Estamos antecipando essa discussão”.
Outros vereadores também se posicionaram pela aprovação do requerimento. O presidente da Câmara, Dr. Daniel Santos (PSDB), pontuou que a regulamentação do serviço seria de competência federal e que a Câmara não poderia legislar a respeito, em âmbito municipal. Porém, ele destacou a importância da discussão: “Precisamos chegar a uma posição de unanimidade para conduzir as coisas sem prejudicar nem taxistas nem Uber, até porque entendo que, quando aumenta a concorrência, quem ganha é a população”. Neto Vicente (PDT) concordou com a relevância de ouvir todos os lados envolvidos, porém ponderou sobre a necessidade do Uber gerar arrecadação para o município. “Não vejo problema em legalizar esse serviço, mas não é justo concorrerem com os que pagam impostos”, afirmou.
A audiência foi marcada para o dia 29 de agosto e deverá contar com a presença da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, de associações de taxistas e de representantes do Uber no Pará e em Ananindeua.

Data da Matéria: 22/08/2017 19:04