Vereador Sérgio Rato requer à Prefeitura criação de portos fluviais em bairros de Ananindeua

A construção de portos fluviais em bairros de Ananindeua foi tema de discussões durante a sessão ordinária da Câmara do dia 16 de agosto. O plenário aprovou, por unanimidade, o Requerimento nº 1523, de autoria do vereador Sérgio Rato (PSDB), que solicita à Prefeitura a realização de estudos técnicos para a viabilização e execução de três portos, nos bairros do Distrito Industrial, Curuçambá e Icuí.

De acordo com a proposta, os portos serão fundamentais para fortalecer a economia municipal, tanto pelo auxílio à produção do polo industrial como pelo estímulo ao turismo nas ilhas da região, com a criação de linhas de transporte para as áreas insulares.

A vereadora Pastora Ray Tavares (PMDB) se pronunciou sobre o documento, afirmando que deveria ser mais que um requerimento, e sim um projeto de lei. “Vemos esse potencial explorado em tantos lugares e aqui não temos isso. Precisamos começar a trabalhar essa questão, que vai propiciar a geração de emprego e renda”, disse.

Neto Vicente (PDT) complementou sobre a importância dos portos para favorecer o uso dos rios como meio de transporte. “Temos que ter uma opção a esse estresse que são a Avenida Almirante Barroso e a BR-316. Seria importante termos uma linha fluvial daqui de Ananindeua até a Escadinha do Ver-o-Peso, por exemplo”, argumentou.

Sérgio Rato lembrou que é preciso compromisso do poder público com os ribeirinhos. “Eu já tenho levado ações para as ilhas, como cursos profissionalizantes, mas é preciso mais para essas comunidades, que as políticas públicas cheguem até lá. A criação desses portos pode levar melhoramentos a eles”, finalizou.

Data da Matéria: 22/08/2017 19:08