Vereadores reúnem com comissão de usuários do transporte público

Na manhã da última quinta-feira (15), vereadores membros da Comissão de Transportes da Câmara receberam uma comissão de usuários do transporte público, para discutir melhorias no setor. Além das lideranças, também esteve presente o presidente da Comissão de Trânsito da OAB Ananindeua, Antonio Camino.

A comissão de usuários apresentou aos vereadores várias demandas, como relativas a tarifa, itinerários das linhas internas, condições e falta de acessibilidade nos veículos, necessidades de mudanças nas ordens de serviço das empresas e queixas quanto ao cartão SIM.

Um dos pontos extensamente debatidos foi a falta de participação de Ananindeua no Conselho de Transportes de Belém, que decide unilateralmente as tarifas dos ônibus que rodam na região metropolitana. “Ananindeua não pode prescindir de ter assento em um conselho como esse. Precisamos dar encaminhamento à criação de um conselho metropolitano, já que as linhas são metropolitanas”, afirmou Elias Barreto (DEM). O parlamentar complementou que é preciso também haver um Conselho de Transportes no próprio município, para regular as linhas internas.

Como encaminhamento da reunião, o presidente da Comissão de Transportes da Câmara, vereador Marlon (PSDC), explicou que haverá uma discussão entre os próprios parlamentares da comissão, para criar dispositivos que possam atender as demandas apresentadas, como projetos de lei e requerimentos. “De acordo com o resultado desse debate, vamos convocar uma nova reunião, ampliada, que conte com a participação de todos os envolvidos na questão: Prefeitura, usuários, cooperativas e empresas de ônibus, sindicatos, OAB”, adiantou.

Amilton Teixeira, liderança comunitária do Atalaia, disse ter saído com boas expectativas do encontro. “Percebemos os vereadores comprometidos com essa pauta, interessados em promover as mudanças de que tanto precisamos. Afinal, esse é um assunto que interessa toda a sociedade”, finalizou.

Data da Matéria: 26/07/2018 00:16